10 DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - POR MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Camille Egydio
Instituto Long Tao

1 ) Comer em horários regulares, sem pular refeições e sem diminuir ou aumentar exageradamente a quantidade de alimentos;
2) Comer lenta e calmamente – para que o gǔqì (谷气) (energia dos alimentos) seja absorvido adequadamente;
3) Comer mais pela manhã, moderadamente no almoço e pouco no jantar, pois os órgãos responsáveis pela digestão e assimilação de gǔqì (谷气) funcionam no período da manhã;
4) Consumir alimentos de todos os grupos (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas) e de todos os sabores (doce, picante, azedo, salgado e amargo), sem exagerar em nenhum deles;
5) Evitar doces em excesso, pois prejudicam o Baço e geram estagnação, além de retenção de líquido;
6) Evitar bebidas alcoólicas, alimentos fritos e gordurosos, pois causam alterações tipo Calor e Fogo no Fígado;
7) Evitar ingestão excessiva de leite e derivados, pois estagnam o fluxo de qì/ki (气) e pioram a função do Estômago e Baço na MTC;
8) Frutas, vegetais e legumes devem ser ingeridos com moderação e de preferência ao final da refeição. A refeição pode ser iniciada com alimentos neutros ou mornos como sopas, carnes, cereais, pois aquecem o Estômago e facilitam a digestão;
9) Evitar consumo de bebidas geladas, pois causam choque térmico e estagnam o qì/ki (气);
10) Ingerir bastante líquido, mas evitar refrigerantes, sucos artificiais e bebidas alcóolicas em excesso.
‘‘Que a comida seja teu alimento e o alimento tua medicina.” (Hipócrates – considerado o Pai da medicina ocidental)
Extraído de: http://www.institutolongtao.com.br/blog/10-dicas-para-uma-alimentacao-saudavel-por-medicina-tradicional-chinesa/
Amor e Luz,
Eu Sou Andréia
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