SAÚDE - FIBROMIALGIA - DORES CRÔNICAS E DEPRESSÃO


SAÚDE - FIBROMIALGIA - DORES CRÔNICAS E DEPRESSÃO

Por Amanda Dreher


Olá, eu sou a Amanda, astróloga, terapeuta holística e professora de yoga e meditação, cofundadora do felizcomvoce.com.br e criadora do projeto INÉDITO de meditações diárias “365 Dias Feliz Com Você”.

E no conteúdo de hoje vou te mostrar 4 RAZÕES de como a meditação pode ajudar vocêno  combate e no controle às dores crônicas, à depressão e aos incômodos causados pela fibromialgia e seus sintomas.

E, no final desta postagem, vou te apresentar uma MEDITAÇÃO GUIADA criada especificamente para ajudar você na luta contra a fibromialgia e as dores crônicas.

Eu resolvi criar este material porque muitas pessoas que ingressaram no nosso projeto referiram sofrer muito com dores crônicas e os sintomas da fibromialgia e também por causa de uma questão muito pessoal.

A Minha História Familiar Com os Sintomas da Fibromialgia

Por mais de 8 anos meu próprio marido sofreu muito com as dores causadas pela fibromialgia, tendo inclusive que ficar afastado do seu trabalho por 30 dias, em licença-saúde, devido às dores físicas intensas e ao estado emocional abalado a que ele foi submetido.

O pior de tudo, conforme ele sempre dizia, era a reação das demais pessoas que olhavam pra ele e pensavam (algumas até diziam): “ele não tem nada, é tão novo e já não quer trabalhar”, e ele ali sofrendo absurdamente, sem conseguir dormir, trabalhar no computador ou até mesmo ficar parado sentado e olhar uma simples televisão já era um verdadeiro martírio.

Presenciei isso por mais de 8 anos e se você sofre com os sintomas da fibromialgia, ou possui algum familiar ou conhecido que sofra, sabe bem do que estou falando, não é mesmo?

Lembro bem que se sentia deprimido, rejeitado, carente e não entendia como podia sentir tantas dores em várias regiões do corpo e o pior era que ninguém entendia a situação dele, em especial o médico responsável por liberar a licença-saúde, que chegou a dizer que fibromialgia era doença apenas “de mulher”...

Apesar de os médicos terem receitado medicamentos controlados para o meu esposo, nós optamos por utilizar todas as técnicas alternativas e naturais que eu possuía qualificação e experiência, como regressão, fitoenergética, florais, reiki, do-in, acupuntura, que ajudaram muito no alívio temporário dos sintomas da fibromialgia.

Ele até chegou a tomar por 5 dias os remédios, mas não aguentou, porque sua boca secava do nada, ele passava a suar de repente, suas mãos tremiam por nada, então no 6º dia ele parou para nunca mais precisar tomar medicamentos controlados...

Realmente optar pela técnicas naturais de terapias holísticas não foi o caminho mais fácil nem o mais rápido, mas todas as técnicas que referi ajudaram bastante. Mas foi somente depois que ele começou a praticar a meditação (mesmo não diariamente no início), passou a ter alguns dias de alívio, o que foi uma ótima notícia à época...

E depois que tornou a prática da meditação um hábito na sua vida (20 a 25 minutos diários, por cerca de 4 ou 5 dias na semana), realmente a vida dele foi se transformando até tornar a fibromialgia e os sintomas da fibromialgia algo distante da sua realidade atual...

A Meditação Diária e os Sintomas da Fibromialgia

Vários estudos já mostraram e comprovaram cientificamente o que as pessoas na prática já sabem: que a prática da meditação ajuda muito a atenuar e até controlar os sintomas da fibromialgia e as dores crônicas, e isso pode ser explicado basicamente por 4 razões:

(a) RAZÃO FISIOLÓGICA = Conforme muito bem explicado pela bióloga e pesquisadora do departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Elisa Harumi Kosaka, o benefício proporcionado pela meditação sob o viés fisiológico está relacionado à liberação de neurotransmissores (endorfina), que diminuem a sensação de desconforto.

(b) RAZÃO PSICOLÓGICA = Este segundo aspecto tem a ver com a maneira com que a pessoa enfrenta a dor, ou seja, está relacionado com a condições emocional com que a pessoa reage às dores, pois a meditação ajuda a sair de uma postura de rejeição / punição / cobrança para uma atitude pessoal de aceitação / paciência / compreensão.

(c) RAZÃO ENERGÉTICA = Todos nós temos um campo energético, pois na verdade somos pura energia condensada (matéria), e este campo sutil é composto de principais 7 chakras, que correspondem a cada uma das 7 principais glândulas endócrinas do nosso organismo. Assim, como a meditação promove o equilíbrio dos chakras (energético), que reflete num melhor funcionamento das principais glândulas do nosso organismo, manifestando mais saúde e bem estar físico.

(d) RAZÃO ESPIRITUAL = Um dos grandes benefícios da meditação é trazer paz e silêncio interior, porque fechar os olhos e se concentrar na respiração por alguns minutos nos reconecta com a nossa verdadeira essência. E esta reconexão com o nosso SER faz com que consigamos “escutar” dicas, respostas e intuições que não escutamos na correria diária, nos fazendo entender melhor nossa missão e propósito de vida. E isso acaba por gerar mais qualidade de vida, mais resiliência e menos dores físicas e crônicas.

Meditação Diária no Alívio da Fibromialgia, Dores Crônicas e Depressão

Hoje os efeitos e os benefícios da meditação já estão comprovados cientificamente, conforme diversos estudos e pesquisas feitas nas maiores universidades e hospitais do mundo.

Hoje especificamente quero trazer pra você uma pesquisa publicada em 03/2014 na Journal of the American Medical Association, incluindo estudos com um total de 3.515 participantes.

Os pesquisadores deste estudo concluíram que a prática da meditação diária é muito efetiva no tratamento da própria depressão, da ansiedade e das dores crônicas.

MEDITAÇÃO CONDUZIDA

LINK YOUTUBE


Por favor, respeite todos os créditos ao compartilhar
http://stelalecocq.blogspot.com/2015/03/saude-fibromialgia-dores-cronicas-e.html
Fonte - Feliz com você

Extraído de: http://stelalecocq.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HORÁRIOS DOS 12 MERIDIANOS PRINCIPAIS

CLORETO DE MAGNÉSIO P.A. - O SANTO REMÉDIO

OMBRO DOLOROSO E SEU TRATAMENTO COM ACUPUNTURA