ANDE DE PÉS DESCALÇOS (Chi Gung – Qi Gong)

Ande de pés descalços (Chi Gung – Qi Gong)

Em geral, nós nos agarramos tanto à vida artificial que criamos para nós mesmos com o incentivo da sociedade moderna, que esquecemos de nos manter em contato com nossa natureza biológica. Vivemos em ambientes controlados, comemos alimentos artificiais e vestimos roupas fabricadas. Uma forma de voltar às nossas raízes é andar de pés descalços sempre que possível. Para tirar o máximo proveito desse treinamento, caminhe sobre tapetes, assoalhos de madeira, grama, pedras, lama e até sobre a neve. Quanto mais diversificadas forem as superfícies que seus pés pisarem, melhores serão os resultados deste exercício.
Em primeiro lugar, caminhe de pés descalços durante algum tempo todos os dias. Além de funcionar como uma espécie de exercício Wai Dan, essa prática lhe aumentará a sensibilidade tátil dos pés. E como essa atividade implica vários movimentos, ela também estimulará diversos músculos dos pés.
Tirar o calçado, mesmo que seja por alguns momentos, é uma maneira excelente de absorver energia. Imagine-se no trabalho. Você está cansado, tenso e farto com o sistema. Chegou o momento do intervalo e você calcula que um pouco de energia poderia operar milagres nesse exato momento, e assim você tira o sapato e as meias. Você começa a caminhar descalço pela sala durante alguns minutos. Enquanto relaxa a mente e esquece temporariamente os problemas, você acumula uma porção de Chi nos pés simplesmente movimentando as plantas e os artelhos de acordo com algumas posições. Ao praticar os três controles, você dirige a atenção para o relaxamento dos pés.

O intervalo termina em poucos instantes, mas você está revitalizado e pronto para prosseguir.

Veja uma coisa simples que você pode fazer. Consiga uma vara de bambu e corte-a em pedaços de uns trinta centímetros. Espalhe esses pedaços pelo chão e caminhe sobre eles, massageando assim os músculos do pé em cada passo dado. Esse exercício deve fazer seus pés suarem, uma vez que eles absorvem chi para compensar o esforço exigido por essa atividade.


Ao sentir o suor nas solas, você saberá que os pés se energizaram. Onde quer que o chi se acumule, essa sensação de suor é muito comum, especialmente nos estágios inicial e intermediário de aprendizado do Chi Gung. Ao sentir O Fluxo nos pés, comece a andar de pés  descalços. Tire os sapatos e as meias e caminhe ao ar livre. Sinta o chão dando sustentação aos pés e desfrute essa sensação. Deixe sua mente danças com novas sensações. Durante a caminhada, mantenha a atenção na planta dos pés. Use a respiração Taoísta Inversa ao inalar e dar quantos passos lhe seja possível. Em seguida, exale, deslocando-se o máximo que puder durante a exalação. Essa é uma maneira muito eficaz de relaxar e absorver energia.


Com a Grande Circulação, você será capaz de dirigir o Chi para os pés com a ajuda da mente. No centro das solas, perto do arco dos pés, localizam-se pontos chamados Yong Quan. Esses pontos, juntamente com o centro da palma das mãos, são as quatro principais áreas através das quais você pode receber e enviar energia com relativa facilidade por meio do Nei Dan. Dos cinco pontos de energia, as solas são as de mais difícil acesso, simplesmente porque a maioria das pessoas não entra em contato com os seus pés e com duas pernas devido à falta de exercício e flexibilidade. Por outro lado, as solas lhe darão acesso direto ao chi da terra, que é calmante e curativo.
Para andar descalço com Nei Dan, imagine que as solas são capazes de respirar. Inale lentamente usando a Respiração Taoísta Inversa, e imagine a energia fluindo diretamente para as solas, e imediatamente subindo pelas pernas até o Dan Tien. Em seguida, exale e imagine a energia saindo do Dan Tien. Em seguida, exale e imagine a energia saindo do Dan Tien e descendo pelas pernas. Das pernas, o chi entra nos pés e sai pelas solas, penetrando no solo. Quando conseguir fazer, você será capaz de energizar-se rapidamente, onde quer que você esteja.
Andando de pés descalços, absorvemos chi por meios de exercícios tanto de Wai Dan como de Nei Dan, e também prevenimos várias doenças e distúrbios. Veja, a cada passo, o chão que você pisa massageia seus pés. Quanto mais irregular e acidentando for o solo, melhores serão os resultados. Como você deve saber, há nervos que percorrem todo o nosso corpo. Esses nervos confundem-se com os meridianos de acordo com vários padrões. Por isso, enquanto os pés são estimulados pelo ambiente, o chi é dirigido para metade dos órgãos, pelo menos.

Esse método de estimulação dos pés segue os mesmo princípios da reflexologia, em que o Terapeuta massageia os pés manualmente. Caminhando de pés descalços, você mesmo massageia os pés sempre que sente necessidade.

(Chi Gung – Qi Gong)
Cura Chinesa, Energia e Magia Natural, segunda parte
Extraído de: http://medicinachinesabr.com.br/leituras/ande-de-pes-descalcos-chi-gung-qi-gong
Amor e Luz,
Eu Sou Andréia
Por favor, respeite os créditos

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