HORÁRIOS DOS 12 MERIDIANOS PRINCIPAIS


Na Medicina Tradicional Chinesa o Qi (energia) é a essência de todas as coisas. Esta energia flui pelo corpo humano de forma regular, formando os Canais Energéticos que são imateriais. Estes canais são chamados de Meridianos. Estes conduzem a energia que percorre o corpo. Estes canais são vias de um Sistema Circulatório que junto com o Xue (sangue) estruturam
a vida e a harmonia. Os Meridianos são canais por onde circula a energia do alto para o baixo e do baixo para o alto, ou seja, eles possibilitam que a energia percorra o corpo humano da cabeça aos pés.

Os 12 meridianos principais que formam a grande circulação de energia, correspondem aos cinco órgãos Yin e às cinco vísceras Yang, além de duas funções – Triplo Aquecedor e Pericárdio.

Por Yin entendem-se os órgãos chamados duros e inteiros, produzem energia: Rins, Fígado, Coração, Baço-Pâncreas, Pulmões e a função Circulação e Sexualidade (Pericárdio).

Por Yang entendem-se as vísceras ocas que fazem circular tanto materiais quanto energia: Bexiga, Vesícula Biliar, Estômago, Intestino Grosso e a função Triplo Aquecedor.

Na circulação de energia existe uma seqüência energética que passa de um Meridiano para outro sucessivamente, circuito que se completa nos 12 Meridianos no final de 24 horas. Paralelamente a esta circulação dos 12 Meridianos, na grande circulação de energia, existe uma outra que passa do Vaso Governador para o Vaso de Concepção, de uma maneira contínua e que também se completa em 24 horas.

Atribui-se o início da circulação de energia, quando esta onda energética está no Meridiano do Pulmão, pois este é o primeiro ato autônomo que a criança realiza logo após o nascimento: respirar.

Existe um período do dia em que cada um dos Meridianos tem a sua energia normalmente num ponto máximo, para que haja um gradiente que permita um fluxo energético. O início da circulação, que começa pelo Meridiano do Pulmão tem um fluxo máximo de energia das 3:00 ás 5:00 horas da manhã. E assim sucessivamente.

Saber do horário de cada Meridiano é importante, pois como é um fluxo energético, o momento do fluxo máximo é também um momento que o órgão se torna mais frágil e neste período está sujeito à certas manifestações patológicas. Por exemplo, é no período matutino que os problemas de asma brônquica acontecem, a incidência de problemas cardiovasculares no período da manhã ou que antecede é máxima, as crises de vesículas no horário de meia-noite. Em conseqüência deste “relógio energético”, existem momentos idéias para o tratamento, em outras palavras, pode-se utilizar dos horários para decidir qual o movimento ideal para o tratamento, usando o ponto para sedação no dado meridiano para diminuir o fluxo energético é o momento do seu horário. (Saulo Wanderley)

Sedação: hora do meridiano

Tonificação: hora seguinte ao da sua função (ou no horário anterior).

Extraído de: facebook

Amor e Luz,
Eu Sou Andréia
Por favor, respeite os créditos

Comentários

  1. oi Andreia,
    tenho uma duvida, tenho queda de energia das 17 as 19 depois fico super ativa pela tabela corresponde ao Rim, o que significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Andrea, tudo bem?

      Gratidão por escrever ao blog.
      A queda de energia nesse horário tem um significado importante que infelizmente deixamos de lado por viver a vida moderna. Esse horário é o Yin, ou seja, o corpo está entrando em recolhimento e deveriamos nos recolher também. Lembra dos nossos antepassados que terminavam de trabalhar por volta das 17h, jantavam cedo e iam dormir cedo? Isso é a Circulação Energética atuando de forma equilibrada na gente, independente de termos a consciência disso. Cada órgão e víscera possui um horário de atuação e o conhecimento dessas funções nos permite levar uma vida mais equilibrada, ou seja, procurar fazer nossas atividades diárias dentro de uma coerência possível. É claro que não faremos ao pé da letra isso, veja por exemplo os horários da madrugada, mas podemos acordar mais cedo como um hábito para o nosso sistema imunológico, nosso intestino, nossa respiração funcionarem melhor.
      Esses são alguns exemplos que estou te dando sobre a Circulação Energética e como pode nos ajudar.
      Em relação a tua pergunta em específico, por favor, procure um acupunturista para realizar a avaliação energética individual para ver o porque após 19h você fica super ativada.
      Somos seres únicos e cada um tem sua resposta para os equilíbrios e desequilíbrios, ou seja, o que pode ser um desequilíbrio para uma pessoa, para outra não é.
      Espero ter lhe ajudado.
      Amor e Luz,
      Eu Sou Andréia

      Excluir
  2. Bom dia Andreia,

    Tenho uma cachorrinha que convulsiona qase sempre nesse horário de 3 as 5h (pulmão) ela ja faz tratamento homeopático, acupuntura e terapia neural, gostaria de saber se existe algo mais que poderia tentar nesse horário para evitar os ataques epilépticos.

    Muito obrigada!
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, tudo bem?
      por favor, peça para o acupunturista tratar no horário oposto, ou seja, ele aplicar o tratamento que já vem sendo feito no horário das 15h às 17h, é chamado de Regra Meio-Dia Meia-Noite, vai ajudar.
      Amor e Luz,
      Eu Sou Andréia

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CLORETO DE MAGNÉSIO P.A. - O SANTO REMÉDIO

OMBRO DOLOROSO E SEU TRATAMENTO COM ACUPUNTURA